Blefaroplastia
O olhar pode transmitir aspectos da personalidade e dos sentimentos de um indivíduo, e isso pode se modificar com o envelhecimento. A região orbitopalpebral assume importante papel como complemento dessa forma de expressão e harmonização do rosto. Blefaroplastia é uma palavra de origem grega (blepharos se refere às pálpebras; e plásticas, relativo à forma) utilizada para denominar a cirurgia de rejuvenescimento palpebral.
Essa cirurgia pode ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos que complementam o tratamento dos sinais de envelhecimento daquela região. A blefaroplastia não visa somente os benefícios estéticos, mas atua também na preservação do aspecto funcional das pálpebras. É uma cirurgia que traz alívio nas expressões de cansaço facial, sinais de envelhecimento e queda da face superior.
É utilizada anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar e com down time (tempo longe das atividades diárias) curto. A blefaroplastia, além de tornar o olhar mais jovem, também atende a uma necessidade funcional, com uma expressão menos cansada e melhora no campo visual.